Teste de Integração Sensorial e Práxis – SIPT

SIPT

 

O SIPT é uma avaliação padronizada , focada no diagnóstico de distúrbios de integração sensorial e práxis. Sua aplicação é longa  mas, muito produtiva em termos de resultados, evidências, direcionamento do tratamento e orientações. O relatório gerado pelos escores e o programa deste teste evidencia, de forma clara e objetiva, as dificuldades da criança. As escolas têm compartilhado opiniões bastante positivas dos resultados do SIPT,  dos benefícios do trabalho no contexto escolar e do esclarecimento de diagnósticos.

Segue uma descrição do teste que foi resumida e adaptada do texto da apostila do Módulo II da Certificação Internacional em IS pela WPS e USC (tradução: equipe Completude).

O Teste de Integração Sensorial e Praxis (SIPT) nos ajuda a entender por que algumas crianças têm dificuldade em aprender ou se comportar como o esperado num determinado ambiente, como a escola por exemplo. O SIPT não mede inteligência no sentido usual da palavra, mas ele avalia algumas habilidades importantes e necessárias para enfrentar o dia a dia. O SIPT não mede o desenvolvimento da linguagem, o desempenho acadêmico ou o comportamento social, mas avalia determinados aspectos do processamento e da percepção sensorial que estão relacionadas a essas funções. Esse teste também avalia a Práxis, que envolve a capacidade da criança lidar com o dia a dia físico e espacial de forma dimensional e tridimensional.

A Integração Sensorial é o processo neurológico pelo qual as sensações (a partir da pele, olhos, articulações, gravidade e receptores sensoriais do movimento) são organizadas para uso. Práxis é a habilidade pela qual nós descobrimos como usar nossas mãos e nosso corpo em tarefas especializadas como brincar, usar um lápis ou um garfo, construir uma estrutura, arrumar o quarto ou se envolver em muitas outras ocupações. Capacidade prática inclui saber o que fazer, bem como, a forma de fazê-lo. Habilidade prática é uma das aptidões essenciais que nos permite fazer e interagir no mundo.

“Dis” significa “difícil” ou “desordenado”. Disfunção do processamento sensorial pode resultar em dificuldade nas tarefas de percepção visual ou na ineficiência na interpretação das sensações do corpo. A criança com Dispraxia tem dificuldade em usar o seu corpo, inclusive em relação a alguns objetos no ambiente.

Existem 17 testes – SIPT. Eles se encaixam (de uma forma didática), em quatro tipos de sobreposição: (1) Percepção visual motora livre (2) somatosensorial (3) práxis e (4) sensório- motor.

1. Percepção Visual Motora Livre

Os testes desta sessão avaliam a habilidade de perceber e discriminar visualmente a forma e o espaço sem envolver a coordenação motora. Os testes nos possibilitam também a avaliar quais as mãos a criança usa e se cruza a linha média do corpo de forma espontânea ou tende a usar apenas um lado do seu corpo.

2. Somatosensorial

Os testes do desta sessão avaliam percepção muscular, tátil e das articulações.  Nos testes de somatosensorial as crianças são convidadas a “sentir” ao invés de “ver”.

3. Praxis

A habilidade prática é avaliada de seis maneiras diferentes: a habilidade de interpretar verbalmente instruções dadas e assumir determinadas posições; habilidade de copiar modelos simples em representação dimensional; habilidades constitucionais (esses dois últimos testes também avaliada a forma visual e percepção de espaço). Ainda, imitação de posturas corporais, movimentos e posição oral: de mandíbula, língua e lábios; imitação de movimentos seriados em posições de braços e mãos.

4. Sensório – motor

Quatro testes sensório – motores estão incluídos no SIPT pois, as suas tarefas requerem integração sensorial. O primeiro é a coordenação bilateral (habilidade de coordenar os dois lados do corpo), depois, equilíbrio estático e dinâmico, precisão motora, no qual avalia a coordenação olho-mão, capacidade prática, percepção visual e coordenação motora. Finalmente, o Nistagmo Pós Rotatório que mede a duração dos movimentos reflexos do olhos após a rotação do corpo. Este teste é especifico para identificar como o sistema nervoso está integrando as sensações do sistema vestibular.

Abaixo, os 17 testes que são aplicados e analisados no SIPT:

Visualização Espacial

Figura Fundo

Equilíbrio Estático e Dinâmico

Cópia do Desenho

Práxis Postural

Coordenação Motora Bilateral

Práxis do Comando Verbal

Práxis Construcional

Nistagmo pós Rotatório

Precisão Motora

Práxis Seqüencial

Práxis Oral

Percepção Manual da Forma

Cinestesia

Identificação de dedos

Grafestesia

Localização dos Estímulos Táteis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s