Integração Sensorial na Escola

Quando pensamos num processo de tratamento com abordagem em Integração Sensorial, logo percebemos que os resultados esperados só acontecerão quando estabelecemos uma parceria eficaz com a família e com a escola. Neste espaço, com o tag “escola”, vocês poderão encontrar algumas dicas de programas específicos de IS para o contexto escolar e pequenas estratégias que possibilitam a auto regulação da criança além do espaço de terapia.

Gostaria de dedicar o primeiro post sobre este assunto com o programa de IS da terapeuta ocupacional Diana Henry, MS, OTR/L que criou o “Baú de Ferramentas” para professores, pais e alunos. Algumas pessoas aqui em SP, tiveram o prazer de realizar este curso em 2005, quando a Maria Cristina Oliveira e Heloiza Goodrich da TOI (www.toi.med.br), trouxeram a Diana pro Brasil.

Foi um curso muito produtivo e riquíssmo em estratégias de tratamento e orientações da IS para escola. Recomendo o curso caso ela volte um dia aqui pro Brasil!

O Baú de Ferramentas  nos possibilita realizar e indicar diversas atividades que são designadas a serem usadas na escola e em casa com crianças de 4 a 13 anos de idade. As atividades podem ser adaptadas para atender as necessidades sensoriais de cada criança e podem ser realizadas também em grupo.

Essas atividades compreendem em exercícios e brincadeiras que envolvem os sistemas tátil, proprioceptivo, vestibular, auditivo, visual e olfativo, visando sempre a modulação do nivel de alerta da criança, controle postural, motricidade fina, dentre outras habilidades.

Para mais informações sobre este recurso, visite o site: http://www.ateachabout.com+

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s